Atrito dos pneus com a estrada !
Atrito dos pneus com a estrada
Para desacelerar ou parar o carro, aplicamos os freios. Numa parada de
emergência, tendemos a aplicar os freios fortemente. Para sistemas convencionais (não
ABS), as rodas são trancadas e impedidas de girar. Como resultado, o carro derrapa e
desacelera. A força de desaceleração é, na verdade, o atrito de escorregamento. Nesse
caso, é um empurrão para trás do solo sobre os pneus. Numa estrada nivelada, essa
força é igual ao produto do coeficiente de atrito dos pneus com a estrada μ e o peso mg
do carro, isto é, F = μmg, onde m é a massa do carro e g é a aceleração devido à
gravidade.
Numa rodovia seca, não lubrificada, o valor de μ depende somente da
natureza da superfície dos pneus e da estrada. Ele é independente do peso do veículo e
das condições dos pneus (isto é, pressão, padrão da banda de rodagem e profundidade,
por exemplo). O valor de μ muda muito pouco com a velocidade. Seu valor é menor
para velocidades altas, mas pode ser considerado constante para velocidades dentro do
intervalo de 40 a 120 kmh-1. Contudo, se a superfície da estrada estiver molhada, a
situação se torna muito complicada. Nesse caso, o valor de μ dependerá
significativamente das condições do pneu, da velocidade, do peso do veículo e do grau
de umidade.
As superfícies das estradas podem ser de natureza e grau de rigidez
distintos (asfalto, concreto e terra, por exemplo). O valor de μ varia em torno de 0.4
(para superfícies polidas) a 1 ou mesmo mais (para superfícies secas e rígidas). Numa
superfície congelada, o valor de μ pode ser tão baixo quanto 0.1.
Para desacelerar ou parar o carro, aplicamos os freios. Numa parada de
emergência, tendemos a aplicar os freios fortemente. Para sistemas convencionais (não
ABS), as rodas são trancadas e impedidas de girar. Como resultado, o carro derrapa e
desacelera. A força de desaceleração é, na verdade, o atrito de escorregamento. Nesse
caso, é um empurrão para trás do solo sobre os pneus. Numa estrada nivelada, essa
força é igual ao produto do coeficiente de atrito dos pneus com a estrada μ e o peso mg
do carro, isto é, F = μmg, onde m é a massa do carro e g é a aceleração devido à
gravidade.
Numa rodovia seca, não lubrificada, o valor de μ depende somente da
natureza da superfície dos pneus e da estrada. Ele é independente do peso do veículo e
das condições dos pneus (isto é, pressão, padrão da banda de rodagem e profundidade,
por exemplo). O valor de μ muda muito pouco com a velocidade. Seu valor é menor
para velocidades altas, mas pode ser considerado constante para velocidades dentro do
intervalo de 40 a 120 kmh-1. Contudo, se a superfície da estrada estiver molhada, a
situação se torna muito complicada. Nesse caso, o valor de μ dependerá
significativamente das condições do pneu, da velocidade, do peso do veículo e do grau
de umidade.
As superfícies das estradas podem ser de natureza e grau de rigidez
distintos (asfalto, concreto e terra, por exemplo). O valor de μ varia em torno de 0.4
(para superfícies polidas) a 1 ou mesmo mais (para superfícies secas e rígidas). Numa
superfície congelada, o valor de μ pode ser tão baixo quanto 0.1.
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